fbpx

Alceu Valença 75 anos: cinco curiosidades sobre o ícone da música brasileira

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dia 01.07 é aniversário do ícone da música brasileira Alceu Valença, que já tivemos a honra de receber em nosso palco, sempre com ingressos esgotados. O pernambucano de São Bento do Una completa 75 anos e a gente resolveu celebrar, mostrando cinco curiosidades do artista, que por onde passa arrasta multidões.

1) Além de cantor e compositor, Alceu Valença escreve crônicas e poemas. O resultado de um dos seus “surtos criativos” pode ser visto no livro  O Poeta da Madrugada, lançado em 2015.⠀

2) Em 2016, lançou seu primeiro longa-metragem. A partir da história de Lampião e Maria Bonita no sertão, A Luneta do Tempo cria personagens fictícios que viveram amores e aventuras num universo circense ao lado dessas lendas folclóricas, ao som de cordel também escrito pelo cantor.

3) Foi tema de exposições como a mostra interativa “A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação”, realizada pelo Museu do Estado de Pernambuco“Ocupação Alceu Valença”, uma homenagem feita pelo Itaú Cultural em São Paulo.  

4) Na década de 70 previu a crise do petróleo e expressou sua indignação com a poluição do planeta em Papagaio do futuro. Muitas questões apontadas na música são discutidas na atualidade.

5) Anunciação é sua música mais tocada entre 2015 e 2019. E segura essa, o ícone pernambucano tem 298 canções e 597 gravações cadastradas em quase 50 anos de carreira.

Fonte: ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição

 Anunciação foi cantada por torcidas em estádios dentro e fora do Brasil e teve até uma versão em Ucraniano. Um verdadeiro sucesso!

Viva Alceu Valença!