fbpx

Com a Palavra: Jaqueline Fernandes, Festival Latinidades (vídeo)

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Neste Com a Palavra​, gente que faz a diferença convidamos Jaqueline Fernandes, a idealizadora do Festival Latinidades, para contar pra gente mais sobre este que é o maior festival de mulheres negras da América Latina.

Com um currículo gabaritado, como jornalista, educadora popular, gestora e produtora cultural, Jaqueline foi finalista do Prêmio Claudia de Cultura em 2014, além de ser ganhadora do Prêmio Ideias Criativas para o 20 de novembro (2010 e 2013) e também do Prêmio Culturas Afro-brasileiras (2014).

O Festival Latinidades​ nasceu em 2008, para promover o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho), em Brasília, cidade natal de Jaqueline. A partir daí, a cada ano o Festival Latinidades escolheu um tema, promovendo debates e apresentações culturais para exaltar a visibilidade das mulheres negras enquanto profissionais, artistas, intelectuais e empreendedoras. Em 2019, a 12ª edição do evento aconteceu em São Paulo, com os shows de encerramento no palco da Casa Natura Musical, contando com a presença de Bia Ferreira, Doralyce, DJ Donna e as artistas internacionais A.M Strings dos EUA, convidando Laylah Arruda e ZAV, de Moçambique. Além disso, a noite contou com desfiles de marcas de roupas feitas por e para mulheres negras. Em 2020, o Latinidades teve sua primeira edição totalmente online devido à pandemia, com o tema “Utopias Negras”, homenageando três grandes mulheres: Mãe Dalva Damiana, da Irmandade da Boa Morte, na Bahia; a cantora carioca Elza Soares; e a atriz e escritora Elisa Lucinda, fundadora do projeto Casa Poema.

ASSISTA:

Com A Palavra é uma série da Casa Natura Musical sobre gente que faz a diferença. Nesse projeto, para além da música, que é nosso assunto principal, a gente convida criadores de conteúdos e ações relevantes, que se inspiram em suas próprias vivências para produzir vídeos, literatura, música e arte. Nosso intuito é inspirar você que acompanha a gente e também construir uma rede de apoio mútuo entre a nossa Casa e as pessoas que estão realizando trabalhos e ações expressivos que valem a pena serem vistos e compartilhados.

#NosEncontramosNaMúsica